• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

APAV inaugura Gabinete de Apoio à Vítima de Peniche

Publicado .

IMG 1292 IMG 1319 
IMG 1228 IMG 1239

No dia 7 de maio a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima inaugurou um novo Gabinete de Apoio à Vítima em Peniche. A cerimónia de inauguração contou com a presença da Vice Presidente da CM Peniche, Rita Petinga, em representação do Presidente da Câmara Municipal, Henrique Bertino e do Presidente da APAV, João Lázaro.

A abertura do GAV Peniche surge na sequência de um Protocolo de colaboração, assinado entre Câmara Municipal de Peniche e a APAV, com o objetivo de criar um apoio qualificado, especializado e humanizado às vítimas de qualquer tipologia de crime, familiares e amigos/as.

O GAV Peniche irá funcionar à segunda-feira, das 14h00 às 17h30 e à quinta-feira das 09h30 às 13h00.

Com a abertura deste novo serviço, a APAV alarga a amplitude da sua rede nacional para 77 serviços de proximidade, que inclui Gabinetes de Apoio à Vítima, Equipas Móveis de Apoio à Vítima, Polos de Atendimento em Itinerância, Sub-Redes Especializadas, Casas de Abrigo, Sistema Integrado de Apoio à Distância e Linha Internet Segura.

Parecer da APAV referente ao Projeto de Lei N.º 74/XVI/1.ª do PAN e o Projeto de Lei N.º 77/XVI/1ª do PAN

Publicado .

Logo_APAV.png

Pareceres da APAV:

  • referente ao Projeto de Lei N.º 74/XVI/1.ª do PAN - Assegura a inclusão no elenco de causas de indignidade sucessória da condenação pelos crimes de violência doméstica, de ofensa à integridade física, contra a liberdade e autodeterminação sexual praticados contra o autor da sucessão, alterando o Código Civil e o Código Penal;
  • e referente ao Projeto de Lei N.º 77/XVI/1ª do PAN - Alarga os prazos de prescrição de crimes contra a liberdade e autodeterminação sexual de menores e do crime de mutilação genital feminina, procedendo à alteração do Código Penal.

Consulte aqui os documentos:

Parecer da APAV sobre o Projeto de Lei n.º 74/XVI/1.ª do PAN - Assegura a inclusão no elenco de causas de indignidade sucessória da condenação pelos crimes de violência doméstica, de ofensa à integridade física, contra a liberdade e autodeterminação sexual praticados contra o autor da sucessão, alterando o Código Civil e o Código Penal

Parecer da APAV sobre o Projeto de Lei n.º 77/XVI/1ª do PAN - Alarga os prazos de prescrição de crimes contra a liberdade e autodeterminação sexual de menores e do crime de mutilação genital feminina, procedendo à alteração do Código Penal

APAV estabelece protocolo de cooperação com Cybersec

Publicado .

16fb3114 1d63 44a2 8fda 4c72f8786a26

No dia 6 de maio, foi formalizado um protocolo de cooperação entre a APAV e a Cybersec, uma empresa portuguesa cuja principal missão é dotar as organizações e os funcionários das mesmas de conhecimentos e técnicas que minimizem os impactos de ciberataques.

Através desta parceria pretende-se um aprofundamento das capacidades de cibersegurança da organização, uma vez que, no desempenho da sua missão, a APAV tem a necessidade de integração e/ou desenvolvimento de ferramentas que permitam a sua atuação, de forma segura, no ciberespaço.

O protocolo de cooperação contou com a presença do gerente da Cybersec, Sérgio António Monteiro e Silva e o Presidente da APAV, João Lazáro.

50 anos do 25 de Abril | Democracia é liberdade para todas as pessoas

Publicado .

APAV ABRIL Post Instgram 4x5 02 APAV ABRIL Post Instgram 4x5 03

A APAV assinala os 50 anos da revolução de 25 de Abril de 1974 divulgando uma nova campanha, com o mote “Democracia é liberdade para todas as pessoas”. Esta campanha marca os 50 anos da revolução dos cravos recordando a importância da liberdade e direito de todas as pessoas viverem sem medo e violência. A APAV assinala um marco do passado (25 de Abril), celebra o presente (50 anos) e abre as portas a um futuro com liberdade para todas as pessoas.

Democracia é liberdade para todas as pessoas

  • O 25 de abril é liberdade para todas as pessoas
  • O presente é liberdade para todas as pessoas
  • O futuro é liberdade para todas as pessoas

Quando uma pessoa é vítima de crime ou violência, vê a sua liberdade ser tolhida. Trabalhamos diariamente para apoiar e proteger os direitos das vítimas de crime e violência em Portugal.

A criatividade do selo e da campanha foi desenvolvida criativamente de forma mecenática pela agência Solid Dogma.

APAV promove mesa redonda no âmbito do projeto 2gether4victims

Publicado .

Mesa redonda 2gether4victims

No dia 8 de maio, a APAV promoveu uma mesa redonda na Fundação Cidade de Lisboa, evento que teve o objetivo de validar os resultados de uma investigação realizada ao apoio prestado a vítimas de violência doméstica. Este evento foi promovido no âmbito do projeto europeu 2gether4victims, gerido pelo Victim Support Europe e cofinanciado pela União Europeia, sendo organizado em conjunto com a FEM – Feministas em Movimento.